quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pioférias 2009 Ainda ontem chorei de saudade

(24 e 25 de Janeiro, Nazaré Paulista - SP)


A idéia de fazer um acampamento de férias para pioneiros surgiu durante o Acampio em Mogi das Cruzes, em novembro passado, já que a maioria não iria participar do Jamboree em Foz do Iguaçu. Era pra ser um tal de NoJamboree... mas acabou que numa reunião alguém deixou escapar esse Pioférias na zoeira e daí ficou. Tivemos pouco mais que um mês pra arranjar tudo.
Começamos a divulgação pouco antes do Natal, certos de que nosso querido acampamento seria de fato na sede do Grupo Pedra Grande. Mal lembramos da relevante Festa da Uva ¬¬.
Sorte que tinha uma chefe doida, chamada Samantha (não, não é a feiticeira), que nos apresentou seu sítio. Numa bela tarde de sexta feira, eu, Renan e Karol (Mopiatã) fomos visitar o local, onde havia um fusca detonado plantado surgindo do chão. Eis que surge o Acampamento do Fusca, como o chamamos então.
De resto, o mais divertido foi criar a programação, ficamos pelo menos umas três horas sentados numa sorveteria bolando cada atividade, imaginando as cenas e rindo da cara da galera, só de imaginar... é, neste caso, acho que o montinho foi merecido, porque não poupamos criatividade.
Por outro lado, não foi nada fácil ficar esperando chegar as inscrições até o último minuto do dia seguinte ao último dia de inscrição. Pioneiro é fogo, viu.
Mas valeu cada minuto de tensão e cada esforço da organização (apesar de que reclamam até hoje por termos vetado o miojo). Só de ter todo aquele povo animado chegando (alguns com cara de sono ainda). Sem falar que a gente nem tinha dormido. Ah, desculpe se vocês chegaram e foram recebidos por olheiras inchadas (nem me fale de enxada), mas aposto que não irão se esquecer daquele fusca e das partes dele que tiveram que carregar pra dar um nome à sua equipe (Roda, Porrrrta, Paralamas preeeetoooo e Rádio Pioférias sintonizando...). Também não podemos deixar de falar daquela maraca seeexy ou do duelo de cavaleiros (destaque para o tombo master na demonstração).
E quando se trata de virtudes pioneiras, espero que todos tenhamos aprendido mais um pouco, meio atrelados aos nós, vagando vendados, unindo forças pra se equilibrar em dois pés, mergulhando na lama e aposto que ninguém deixou de levar farinha. Já a base do mico nós demos a idéia inicial, mas o Rael soube muito bem como melhorar, então acho que este montinho também foi merecido. Ficamos todos imundos, ridículos e felizes, saltitando pra fazer a pose do C-L-Ã. E a hora do banho nunca chegava...
Depois disso fomos à caça... uma pessoa de cada virtude... e caramba somos tão felizes, mas ninguém tem a Felicidade como virtude... fiquei pasma... Enfim, apesar de termos levado um bolo da Yas, começamos nosso Fogo de Conselho, porque finalmente iríamos ter um Fogo de Conselho Pioneiro, coisa rara hoje em dia nos acampamentos do ramo. Destaque para a interpretação do Vô! e também não posso deixar de agradecer ao Fernandinho por ter encontrado meu lenço (mesmo depois de ter sido pisoteado).
Mas, a noite ainda estava longe de terminar... ainda teve chá, chimarrão, troca de distintivos, conversas, violão e a famosa concentração na lona. Posso só pensar???
O dia seguinte amanheceu meio cedo demais, com cornetas demais e tambores demais. E exercícios demais, né, Gehre-gehre? Também nem vou relembrar que o Denas bateu o recorde de bolachas dentro da boca, bem na hora do café-da-manhã (cardápio: pão, leite, resto de hot-dog e até guaraná).
Em seguida outro recorde, o culto mais longo que um pioneiro já viu. Tivemos de tudo, historinha moralista do sênior legume, cançãozinha bizarra do grupo Ipanema e mais uma aparição do Vô! Dá próxima vez a gente faz uma enquete pra ver quem ganha o troféu de maior olheira...
Vamos dar uma pausa, antes da rodinha do Garfield que rendeu as maiores risadas do acampamento... e em seguida formamos duas rodas, a de escudeiros e a de investidos. Ambas serviram para engrandecer mais a vivência pioneira de cada um.
Quando o acampamento foi chegando ao fim, a saudade já começou a apertar... e aquela cantoria não parava mais... Ainda ontem chorei de saudade!
Obrigada a todos pela participação!
Voltem sempre...

5 comentários:

  1. Hum só acho q faltou mais montinhos, não conseguimos dar montinhos nos chefes

    ResponderExcluir
  2. NOss!! mew...perfeita descrição Gi..^^
    Foi como posso dizer...???
    humm Surreal!!!hahahahahah

    faltou apenas falar de sexta a noite...do chão que se move....s/c

    Amei esse acamps...espero que o Acampio seja ainda melhor!! ^^

    ResponderExcluir
  3. seria melhor se pudesse levar miojo...
    rapido...facil...e prático...ahUIAhUIHaiuHUIAuIH

    =)

    mais em geral foi bom o acampa...gostei...

    ResponderExcluir