segunda-feira, 9 de março de 2009

Encontro na Padoca


O início de uma vida no Movimento se marca pela Promessa Escoteira. Dentro dela nossas palavras se aglomeram para definir as virtudes pioneiras uma a uma. Em primeiro lugar, é com a Promessa que existimos dentro do Escotismo e o Escotismo dentro de nós! O clã espera que você, Jason, leve essa Promessa por toda a sua vida, assim como nós o temos feito. Parabéns e seja bem vindo!

Infelizmente, perdi de ver o Jason chegando de uniforme pela primeira vez lá no Parque e fazendo sua Promessa. Mas ainda assim foi engraçado reparar que o filhote dele às vezes não conseguia encontrá-lo, por causa do uniforme. É que quando o clã fica panguando durante uma votação democrática da tropa escoteira, repara em muitas coisas ou acaba se envolvendo em cenas pouco comportadas. Por exemplo, tudo bem que os pioneiros estão sempre refletindo sobre os cavaleiros medievais, mas nem por isso precisamos voltar ao sistema feudal, nem com aquelas seções de tortura medieval. É sério, meu braço ficou doendo de tanto que esticaram... rs.
Acham que isso já basta para deixar minha vida nonsense? Não, ainda tive que ouvir uma serenata dos escudeiros pra não me atirar da janela. "Rapunzel, jogue-me suas tranças..."
Na reunião deste fim de semana, começamos finalmente a praticar uma nova tradição, que já vínhamos planejando há meses. Cada um contou algo de sua semana que lhe tivesse sido relevante, para que pudéssemos relacionar a alguma virtude pioneira e refletir algo que podia ser melhorado na próxima semana. O novo membro, Marco Aurelio, ficou meio tímido, mas é só uma questão de tempo. Hick contou sobre sua introdução na faculdade e todos nós falamos sobre mudanças efetivas que acontecem nesta época. Mudanças que terminam ou que continuam e como lidar com elas. Mestre Gehre direcionou tudo isso pela questão da Felicidade, já eu prefiro pensar que é algo relacionado à Pureza, de qualquer forma são buscas que todos nós enfrentamos.
Como a Mayara ia atrasar e ela que estava com a pauta do Conselho de clã, saímos da Caverna para começar uma dinâmica. O Gehre e sua fixação por cordas novamente.
- ... e assim fazemos a ancoragem... querem tentar?
- Eu não, eu não tenho coragem!
Tirando os comentários humorísticos do Renan, as cordas já estavam quase esticadas, prontas pra fazer o carioca, à luz do luar, sob as histórias assombradas das Três Estacas que o Gehre adora contar, quando chega o vigilante do Parque.
Sim, meus caros, fomos praticamente expulsos da sede, por causa do horário. O parque fecha às 18h e nossa reunião é comumente até as 20h. Como faz? Depois de guardar todo o material, encontrar a Mayara na entrada, fomos muito cabisbaixos fazer nosso Conselho da padaria que há em frente. Não preciso nem falar o nome da padaria, este é um detalhe mínimo que não me traz nenhuma lembrança mesmo...
E lá se foi a gigante pauta que discuti por quase meia hora com a May no telefone. Congresso Regional Pioneiro: sim, nós vamos! Alterclãs: nosso clã será representado! Interclãs: ainda não tínhamos informações, então não foi decidido. E com tantos eventos brotando tínhamos que pensar numa forma de arrecadação de dinheiro para o clã. A sugestão do Renan, claro, foi a barraca do beijo, entramos em discussão pra ver quem seria mais lucrativo e, sim, o Renan foi a escolha unânime! Posso só pensar???
Em seguida, começamos a discutir nossos projetos. No momento são quatro. Espere, antes que eu comece a falar dos projetos, fomos interrompidos. De repente surge uma pessoa ilustre que é descendente do Professor Domingos Matheus, cujo nome batizou o clã do Pedra Grande. Foi uma grande coincidência que este senhor tenha encontrado na padaria justamente o clã que ele ajudou a dar nome há 11 anos. Tivemos que tirar uma foto, claro.
Voltando aos projetos... Primeiro o Jogo Noturno Medieval, a confirmar data, que será feito junto com a Tropa Sênior, em breve mais informações. Depois o projeto de Ação Comunitária numa escola primária. O nosso ACAMPIO (mal posso esperar) e o quarto projeto é uma surpresa, que por enquanto não será comentado neste blog. Aproveitando tudo isso, ainda discutimos o texto que recebemos contando a história do Interclãs de 94, da qual absorvemos muitos ensinamentos e reflexões proveitosas.
Ainda terminamos dividindo o refrigerante piracaia (desta vez não tinha coca) e com poucas conclusões, temos que melhorar nossa Eficiência. Então deixei a reunião de clã um pouco antes do que esperava já que tinha um outro compromisso, chamado Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário