quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia mundial do escoteiro


Alerta, escoteiro!
Comemore este dia, lembrando de todos os demais dias do ano, em que você se empenhou para estar sempre alerta. Algumas vezes até deixando de dormir para executar todas as suas tarefas. Deixar o campo de patrulha em ordem para a inspeção do dia seguinte, beber litros de café pra se manter acordado numa pré-vigília ou para revesar a vigia de campo, não deixar nenhum macaco atacar a comida da patrulha, planejar por msn a atividade da semana com o resto da chefia que mora longe. Lembre-se também que muitas vezes ficou acordado até altas horas por opção nos jogos noturnos, tocaia, trilha, roda de violão, conversas sob o toldo, entre tantas outras coisas.
Estar sempre alerta e preparado para o desconhecido, chegar com sua patrulha num acampamento de um grupo novo ou chegar até mesmo sozinho e conhecer novas pessoas ou reencontrar velhos conhecidos.
Vencer uma competição de patrulhas ou ser derrotado e ainda assim gritar fortemente o seu Bravo Bravíssimo. Admitir que trapaceou em uma competição pelo simples fato de não querer ficar com a consciência pesada ecoando "O Escoteiro é leal".
Fazer compras no supermercado com a sua patrulha andando em bandos pelos corredores e discutindo sobre o cardápio do almoço. Preparar o almoço sem fogareiro e às vezes até sem panelas. "Ao senhor agradecemos alelu-u-ia o alimento que teremos alelu-u-ia", apesar de algumas vezes cru ou queimado ou com pedaços de fuligem, grama, entre outras coisas. E passar sempre a tradição de que o novato é quem lava a louça, mesmo que você odiasse isso quando era o novato.
Descobrir lugares que você jamais imaginaria conhecer e viver momentos inesquecíveis, como por exemplo ver sua barraca alagada ou encontrar seus mantimentos revirados por um cachorro ou enterrar pacotes de bolachas para não serem confiscados pela chefia. Encontrar seu melhor amigo dentro do movimento e também um adversário à sua altura. Algumas vezes ver o seu grande adversário se tornar um dos seus melhores amigos.
Levar bronca dos seus pais pelo estado deplorável do seu joelho, do seu uniforme ou da sua mochila após uma atividade de ralo ou de um acampamento. Ter terra, fuligem e água nos lugares mais improváveis. Sentir seu corpo exausto quando chega em casa e poder enfim tomar o seu tão desejável banho. Depois dormir e acordar ainda cansado após o acampamento, mas com o espírito leve.
Lembre-se de todas as boas ações que fez, algumas involuntariamente.
E, se mesmo com todas as intempéries você concluir que valeu à pena, parabéns, escoteiro, hoje é seu dia.

3 comentários:

  1. Nossa, é isso mesmo ser escoteiro !
    aiii, que delicia voltar de acampamento, é a melhor sensação \o/
    feliz dia do escoteiro pra vc tbm !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra nós escoteiros
    Temos que fazer nossas obrigações como cidadãos!

    Arregacemos as mangas e vamos honrar nossos nomes.

    Beijos

    ResponderExcluir