domingo, 9 de agosto de 2009

1 ANO de PDM&ASD


Pra quem não sabe o nosso clã é composto por pioneiros e pioneiras de dois Grupos Escoteiros, o G.E. Pedra Grande e o G.E. Ar Atibaia. Embora pareça que somos inseparáveis, nem sempre foi assim. Na verdade já houve muita inimizade entre o 74º e o 155º e longos anos se arrastaram até que conseguíssemos aproximar novamente os membros dos dois Grupos.

A história do nosso clã começou assim, com um Renan cabisbaixo usando o lenço no curso técnico de hotelaria, foi então que...

- Você é escoteiro?

- Sim.

- Ué, eu também!

Como sabem, Re e May não se desgrudaram desde então, mas que fique bem claro: não, eles não têm um caso!!! Depois disso, tive que aguentar o Renan tentando me bandear pro lado da May, coisa que eu não estava muito afim, porque desde sempre modalidade do ar não era muito a minha praia. Pois bem isso foi até que descobri nossa paixão comum por Harry Potter e aí começaram as conversas por msn, quase sempre pra ver quem sabia mais sobre a série. Isso gerou uma certa enrolação pra marcar uma reunião entre o clã Alberto Santos Dumont (composto por May e Yas, desde outubro de 2007) e o recém reaberto clã Professor Domingos Matheus (composto por mim a partir de dezembro de 2007). Não me lembro exatamente o motivo que me fez parar na festa de aniversário de 19 anos da May, porque a gente nem era tão amiga assim, mas deve ter dedo do Renan nisso.

Depois de muita enrolação a primeira atividade que os dois clãs fizeram juntos foi a Festa Retrô, promovida pelo clã PDM e a tropa sênior Grota Funda (atualmente extinta). Psicodélicas, eu, May e Yas... eis que começa o lendário trio. Em seguida veio Interclãs 2008, Congresso Regional Pioneiro 2008 e Encontrão Escoteiro no Playcenter (onde de fato ficamos unidas). Mas afinal o que faltava? Marcar a tão esperada reunião de clãs, que nunca acontecia!

Pouco depois as três já haviam terminado todas as etapas do primeiro Estágio no clã, faltando somente a vigília. Esperamos então passar o Mutirão Regional Pioneiro e o CATAR de Jovens, ambos na mesma data, para fazer a temida reunião.

Foi no dia 9 de agosto de 2008, que os dois clãs, na presença do Mestre Gehre, dos pontes Renan e Hick e dos convidados Tiago Mafra e Dani, finalmente se encontraram. Naquele dia pela primeira vez os Grupos Pedra Grande e Ar Atibaia pareciam se entender perfeitamente e formavam os primeiros laços realmente fortes, depois de anos. Ali ficou decidido: seria um só clã! Mesmo com modalidades, nomes e tradições diferentes, seriam um só! Desde então deixamos de ser clã Professor Domingos Matheus e clã Alberto Santos Dumont, para ser o clã Professor Domingos Matheus & Alberto Santos Dumont. Pode parecer a mesma coisa, mas acreditem, não é. Esse elo que se formou dentro do clã logo promoveu uma aliança mais firme e próxima entre os dois grupos, que esperamos nunca mais precise ser desfeita. Esse é o desejo do nosso clã.

Pra quem acha que tudo isso ia cair na rotina estava muito enganado. Menos de um mês depois organizamos um Banquete Pioneiro, fechado para o clã, as chefias dos grupos e antigos membros. Embora o jantar em si tenha sido quase um fiasco, aquele reencontro foi primordial para todos. No meses seguintes, crescemos juntos, com a passagem dos pontes Re e Hick (parece nome de dupla sertaneja, posso só pensar?) para o clã. Em outubro todas as atividades feitas demonstraram muita união entre os pioneiros, principalmente o DRACoPio, lembrando que a May não doou sangue por falta de peso e eu por falta de pressão arterial, já a Yas doou tanto que até desmaiou.

Calma, ainda não acabou! Novembro sim foi O Mês de ouro do clã! Primeiro com o Acampamento de 18 anos do Pedra, com a presença dos pontes do Clã Tribo Excalibur e o chefe Rael. Primeira aparição do clã para os demais ramos como a seção mais animada. Na festa do Chapéu Maluco e na ação social de 100 anos das Casas Pernambucanas, o clã interagiu de forma bem entusiasmada, chegando ao ponto do ridículo algumas vezes.

O ápice de 2008 foi a nossa participação no Acampio, em Mogi das Cruzes (onde quem nasce é mogiscrense das cruzes, né Paxão!). Quem foi não esquece de como arranjamos os apelidos para todos do clã (sim foi onde surgiu a Coelhinha e o Picles, pois a Vaca já tinha história), nem esquece do "Meu nome é Bruce!", que rendeu o prêmio mais inesperado do acampamento. Foi então que nosso clã foi convidado a organizar o Acampio seguinte (que acontecerá daqui 6 dias). E é por isso que nosso clã se tornou uma família, capaz de se superar, em feitos como o Pioférias e tantas outras batalhas em prol do Ramo Pioneiro.

Aqui fica registrada nossa história, pra quem não conhecia... que os próximos anos sejam tão intensos quanto tudo o que vivemos e servimos até agora!


Esperamos vocês no ACAMPIO 2009!

Y SERVIR Y

3 comentários:

  1. queria soh pensar..mas nao da pra nao falar que ameii s2

    AMO DEMAIS MEU CLÃ!!!
    s2

    beijos da Vaca ;)

    ResponderExcluir
  2. Nhaa...AMo demais vcs!!

    O que seria de meus sábados, eventos e reuniões em padarias sem vocês??!?!

    eu seria incompleta...

    Vocês fazem parte de minha vida..espero que essa união dureeeeeeee...eternamente...

    bjoo ^^
    Coelhinha May

    amoooo vcss

    ResponderExcluir