terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ao Clã Tribo Excalibur


Uma coisa que aprendi no ramo pioneiro é que é fundamental conhecer a sua história. A primeira tarefa que tive como pioneira, em 2008, foi atualizar o Livro de História do Clã, o que não foi fácil, já que a última mensagem havia sido escrito nele em 1998. Recuperar dez anos de história é uma busca desafiadora, mas que me foi útil para ver o quanto o Grupo e o Clã são dependentes um do outro. Pode parecer que o clã é uma seção desprezível e de pouca importância, porém quando você conhece a história do seu Grupo Escoteiro percebe que a existência dos pioneiros só tem a acrescentar ao desenvolvimento geral de todas as outras seções.
Contar histórias é uma tarefa fácil quando se trata de escoteiros, uma coisa puxa a outra e, numa conversa, acabamos por conhecer o perfil das pessoas através das histórias que elas contam. Eu espero que esta não seja só mais uma história, mas sim um exemplo de fraternidade.
O ramo pioneiro é uma rede... quando você começa, pode parecer que é uma mosquinha presa numa teia de aranha. Acredite: é quase isso - difícil de se soltar dela e, se você não souber enfrentar o desconhecido, é como ser engolido por tanta informação. Servir é uma missão para poucos e só quando você está prestes a caminhar para a fase adulta da chefia (ou mesmo fora dela) é que começa a entender o real sentido de ser pioneiro. Se você ainda não ouviu isso, esta não será a última vez.
Três anos parece muito tempo, mas quando você chega aos últimos meses no ramo pioneiro parece que fez muito pouco perto do que poderia. O mais importante desta sensação é você olhar pra trás e ver que não se arrepende de nenhuma das suas escolhas e que todos os momentos e pessoas que passaram por você até então o tornaram quem você é. Toda vez que penso isso, duas coisas me ocorrem: tive ótimos mestres e tive ótimos exemplos. Quando cheguei ao clã, com um ano de atraso, duas coisas aconteceram: escolhi ótimos padrinhos e deixei de escolher outras ótimas pessoas como padrinhos.
Naquela época, meu clã estava adormecido e não havia nenhum ex pioneiro no meu grupo que pudesse me indicar qualquer coisa sobre o clã e o pioneirismo. Primeiro, me senti perdida e depois recorri a todas as pessoas de fora que tivessem alguma informação. Então, não importa se você é o único pioneiro no seu clã, você nunca está sozinho. Tive sorte de fazer amizade com um clã que não somente me recebeu como se eu fosse da família, mas me ensinou tudo o que podia. O Clã Tribo Excalibur foi o irmão mais fundamental para fazer do Clã Prof. Domingos Matheus (G.E. Pedra Grande) o que ele é hoje.
Sou grata, assim como todos do meu clã, por tudo o que a família Tocantins nos ensinou, mostrou e viveu conosco nestes últimos dois anos; assim como espero que no futuro essa amizade só se fortaleça. Vocês são os maiores responsáveis pela energia sem fim que corre aqui em Atibaia. O exemplo de vocês de receber todos como irmãos e aceitar as diferenças foi o maior motivo que nos fez escolher a união com o Clã Alberto Santos Dumont (G.E. Ar Atibaia). Hoje, esses dois clãs unidos se tornaram um só e até mesmo estimularam a união dos nossos dois Grupos Escoteiros como nunca aconteceu antes, por isso fazemos de todas as missões dignas de servir ao ramo pioneiro, aos nossos grupos escoteiros e à sociedade.
O primeiro Pioférias não teria sido um sucesso sem o inestimável apoio e participação do Tribo Excalibur. Nem mesmo teríamos ido até o fim com o 9º Acampio sem o incentivo integral deste clã que em matéria de animação e companheirismo é nota dez. Quanto ao segundo Pioférias, acho que nem preciso citar que o grande interesse em ocupar quase metade das inscrições nos fez ver o quão importante é sentir a consideração que você têm pelo nosso clã. De todas as buscas a mais difícil, certamente, foi fazer eventos bons suficientes e dignos de irmãos pioneiros como vocês. Tivemos muitas falhas e a maior delas é não podermos estar sempre próximos.
Em nome do meu clã, agradeço a tudo que me foi passado e confiado e que pude, da melhor forma possível, manter vivo no meu clã. Tenho muito orgulho do que o Clã Professor Domingos Matheus se tornou e gostaria de que todos do Clã Tribo Excalibur soubessem o quanto isso é responsabilidade deles e que tenham tanto orgulho do próprio clã quanto eu tenho.



O nosso grato, grato, gratíssimo ao Tribo Excalibur, sempre irmãos na vida e na morte.


SERVIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário